Pular para o conteúdo principal

'A guerra dos mundos': reedição tem ilustrações clássicas de 1906; veja


Capa da nova edição de 'A guerra dos mundos',
clássico de ficção científica de H. G. Wells
(Foto: Divulgação)

Arte da nova versão foi feita pelo brasileiro Henrique Alvim Corrêa.
Leia entrevista histórica com o autor H. G. Wells e o cineasta Orson Welles.

O clássico de ficção científica "A guerra dos mundos" acaba de ser relançado no Brasil com uma edição comemorativa que celebra os 150 anos do nascimento do escritor H. G. Wells (1866-1946).
O volume editado pela Suma das Letras, que chegou às livrarias na quinta-feira (2), reproduz as clássicas ilustrações feitas artista brasileiro Henrique Alvim Corrêa (1876-1910) especialmente para uma edição de 1906 do livro.
Além disso, o novo exemplar de "A guerra dos mundos" tem no epílogo uma entrevista de 1940 da qual participaram o próprio H. G. Wells e o ator e cineasta Orson Welles (1915-1985).
Na conversa, transmitida pela rádio americana KTSA, os dois conversam sobre a repercussão da histórica versão radiofônica de "A guerra dos mundos" que Orson Welles tinha feito nos anos 1930.
A adaptação ficou famosa porque o diretor narrou a trama como se, de fato, o planeta estivesse sendo invadido, ou seja, sem avisar que se tratava de ficção. Criou-se então a lenda de que ouvintes, acreditando que marcianos estavam entre nós, tentaram se alistar para combater os inimigos.

Na entrevista, H. G. Wells pergunta a Orson Welles um certo filme que ele estava produzindo – era "Cidadão Kane". "Se eu não estiver completamente equivocado em minha compreensão, acho que esse filme vai fazer bastante barulho", antecipou o escritor. De fato: "Cidadão Kane", àquela altura ainda desconhecido, é considerado uma das maiores obras do cinema em todos os tempos.

Curiosamente, não foi Orson Welles o diretor da primeira versão para o cinema de "A guerra dos mundos", que ganhou duas versões. A primeira, de 1953, foi assinada por Byron Haskin. A segunda, de 2005, é de Steven Spielberg. Quem estrela é Tom Cruise e Dakota Fanning.
Veja abaixo ilustrações de Henrique Alvim Corrêa para 'A guerra dos mundos' e leia a entrevista com H. G. Wells e Orson Welles:


Ilustrações feitas pelo brasileiro Henrique Alvim Corrêa para a edição de 1906 de 'A guerra dos mundos' são reproduzidas na nova versão da obra lançada no Brasil' (Foto: Divulgação)


Ilustrações feitas pelo brasileiro Henrique Alvim Corrêa para a edição de 1906 de 'A guerra dos mundos' são reproduzidas na nova versão da obra lançada no Brasil' (Foto: Divulgação)

H. G. Wells: Pois bem, eu vivi uma série de experiências maravilhosas desde que cheguei aos Estados Unidos, mas o melhor que me aconteceu até o momento foi conhecer meu jovem xará aqui, Orson. Agradabilíssimo, ele porta meu nome e um E extra que espero que ele suprima no futuro, ao constatar que não cumpre nenhum propósito. Conheço seu trabalho desde antes desse acontecimento sensacional de Halloween. Vocês têm certeza de que houve tanto pânico no país, ou será que foi uma brincadeira de Halloween?

Orson Welles: Acho que esta é uma das coisas mais gentis que um homem da Inglaterra poderia dizer sobre os homens de Marte. O sr. Hitler se divertiu bastante com aquilo, sabia? Ele até falou dela no Grande Discurso de Munique. E havia balões e um desfile nazista mostrando...
H. G. Wells: Ele não tinha muito o que falar.
Orson Welles: É verdade, [risos] ele não tinha muito o que falar. E é um sinal da condição corrupta e do estado de decadência das democracias o fato de que "A guerra dos mundos" teve a dimensão que teve. Acho que é muito gentil da parte do sr. Wells dizer que não só não era minha intenção, como também que não era intenção do povo americano.
H. G. Wells: Essa foi a nossa impressão na Inglaterra. Houve reportagens, e as pessoas diziam: "Você nunca ouviu falar do Halloween na América, quando todo mundo finge que está vendo fantasmas?".

[Risos]

Charles C. Shaw (entrevistador): Houve um pouco de agitação, não posso minimizar a dimensão da agitação, mas acho que as pessoas superaram muito rápido, não?
Orson Welles: Que tipo de agitação? O sr. H. G. Wells quer saber se a agitação não foi do mesmo tipo de agitação que temos quando fazemos brincadeiras, quando alguém pendura um lençol na cabeça e fala “bu”. Acho que ninguém acredita que essa pessoa seja um fantasma, mas a gente grita e sai correndo pela casa. E foi mais ou menos isso o que aconteceu.

Charles C. Shaw (entrevistador): Essa é uma descrição muito boa de tudo.
H. G. Wells: Vocês não são ainda muito sérios na América, a guerra e suas consequências ainda não estão debaixo de seus narizes, e vocês ainda podem brincar com ideias de terror e conflito.

Orson Welles: O senhor acha que isso é bom ou ruim?

H. G. Wells: É uma postura natural até o momento em que vocês se virem diante de tudo.
Orson Welles: E aí tudo deixa de ser brincadeira?
H. G. Wells: E aí tudo deixa de ser brincadeira.
(...)
H. G. Wells: Antes de sairmos de perto deste microfone, fale desse filme seu, o que você vem produzindo. Você é um produtor, certo? É um diretor de arte, é tudo. Como é o nome do fime?

Orson Welles: É "Cidadão Kane".

H. G. Wells: "Cidadão Kane", não C-A-I-N?

Orson Welles: Não, K-A-N-E. Esse é um gesto muito gentil, muito gracioso. O sr. Wells está permitindo que eu faça o que nós aqui chamamos de "propaganda".
H. G. Wells: Não entendo nada disso.

Orson Welles: O senhor entende o valor. O sr. Wells quer que eu lhes diga que fiz um filme, e ele teve a gentileza de me perguntar diretamente sobre o assunto.
H. G. Wells: Mal posso esperar.
Orson Welles: O senhor é muito gentil. É um tipo novo de filme, com um método de apresentação original e algumas experiências técnicas e métodos novos de se contar um filme, não só pelo aspecto do texto, mas das imagens.
H. G. Wells: Se eu não estiver completamente equivocado em minha compreensão, acho que esse filme vai fazer bastante barulho.

[Risos]
Orson Welles: Espero que sim. O cinema hoje em dia se beneficiaria de bastante barulho. Espero que o senhor tenha razão. Espero que ele faça bastante barulho; não me ocorre nada mais desejável para um filme. Eu adoro fazer bastante barulho.

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s