Pular para o conteúdo principal

Como é voltar à Terra depois de morar no espaço?



A comida é muito melhor aqui na Terra. E tomar banho e ir ao banheiro também são coisas bem mais fáceis de fazer aqui. Mas você passa por um processo de adaptação estranho quando volta à Terra.

A primeira coisa que se nota é que tudo parece muito pesado. Depois de 95 dias na Estação Espacial Internacional, voltei para a Terra no ônibus espacial Discovery. Tirei o capacete e parecia que eu estava segurando a âncora do U.S.S. Nimitz. Ah, que ótimo, pensei, como é que vou escovar os dentes — a escova vai estar muito pesada!

A próxima coisa que você nota é que o seu sistema vestibular está todo desarrumado. Atividades simples, como sentar, precisam de muita concentração. Depois de cerca de 15 minutos eu conseguia ficar de pé, mas eu teria caído se não houvesse um monte de coisas para me apoiar no Discovery.

Como você pode ver, o seu cérebro é extremamente adaptável. Depois de apenas alguns dias no espaço, ele descobre que seu ouvido interno está produzindo nada além de sinais ruins, então reduz a amplificação em seu filtro de Kalman e intensifica a amplificação dos seus sensores visuais, os olhos.

Fica ótimo, até a hora de voltar para a Terra. Agora você precisa de seu sensor do ouvido interno de novo, mas o cérebro ainda está filtrando estes sinais. Aos poucos, o cérebro o calibra novamente, mas isso leva um tempo.

Para mim, o processo foi muito rápido. Não sei por que, mas informalmente posso dizer que as pessoas baixas e troncudinhas se readaptam mais rapidamente do que as altas e esguias. Esta foi a segunda vez na minha vida que ser baixinho valeu a pena. (A primeira vez foi durante concursos de limbo no Bar Mitzvahs, em New Jersey, no início dos anos 80).

Depois de cerca de uma hora, eu conseguia caminhar ao redor do Shuttle na pista do Centro Espacial Kennedy e já era capaz de ir a um bar local com os meus colegas de tripulação. Consegui, aliás, comer metade de um cheeseburger e tomar meia cerveja.

No meu segundo voo, STS-132, que foi de apenas cerca de 2 semanas de duração, fomos para o mesmo bar e eu pedi um cheeseburger inteiro e um copo inteiro de cerveja. Então, quando as pessoas me perguntam qual foi a diferença entre um voo espacial de longa duração e um voo espacial e de curta duração, eu tenho uma resposta quantificável: um meio-cheeseburger e meia cerveja!

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s